Quarta-feira, 8 de Junho de 2005

MEIOS DE COMUNICAÇÃO-II, por Bia Frutuoso

media.jpg

Blá, blá, blá,...

Ninguém inventou um chip miraculoso que nos fizessem falar todas as línguas! O facto é que a comunicação verbal é um “dom” natural adquirido desde que nascemos.
Com o passar do tempo as nossas falas foram evoluindo. Na época pré-histórica os homens não falavam complexadamente como hoje em dia. A sua linguagem baseava-se nos sons consonânticos e vocálicos e em imitações dos sons da Natureza, como por exemplo, o assobiar do vento.
Actualmente, existem muitas e variadas línguas que facilitam a comunicação do dia-a-dia e que se encontram espalhadas por todo o mundo. A mais falada é a língua chinesa, o mandarim.
Também existem línguas mortas que são línguas faladas em tempos pelos povos mais antigos e que agora já ninguém as fala. Um exemplo é o Latim que, embora seja ensinado nas escolas, já não é utilizado por nenhum povo, logo é uma língua morta.
Na realidade, a vida seria muito mais fácil e simples se todos falássemos a mesma língua. Centenas de pessoas tentaram inventar uma língua comum a todos e a mais conhecida é o Esperanto, falado por mais de 100.000 pessoas.
Todos os dias as diferentes línguas modificam-se pois surgem novas invenções e factos, e por isso novas palavras. Desde que a exploração espacial se iniciou, surgiram novas palavras, como por exemplo as palavras «foguetão», «astronauta» e «alunagem».

A, b, c, d, e, f,...

Os historiadores pensam que a escrita tenha sido inventada para que as pessoas pudessem registar as despesas das mercadorias. Actualmente, é utilizada nas mensagens escritas dos telemóveis, nas cartas, nos livros e revistas, nos computadores, nos cartazes, etc.
O primeiro verdadeiro sistema de escrita foi inventado pelos Sumérios há mais de 5000 anos. Usavam pequenos desenhos que representavam objectos, sons e ideias, os pictogramas.
Os antigos egípcios escreviam nas plantas. Usavam caules de papiro que nascia junto ao rio Nilo. Cortavam esse caule em tiras finas e juntavam-nas umas às outras formando folhas de papel.
Os Vikings, por sua vez, usavam o alfabeto rúnico (alfabeto secreto), escrevendo runas, todas desenhadas com linhas direitas. A palavra «runa» quer dizer «segredo». Há 1000 anos, poucas pessoas sabiam ler e escrever. Algumas julgavam que quem entendesse as runas tinha poderes mágicos!
As máquinas de escrever deram que falar! Quando as máquinas de escrever estiveram pela primeira vez à venda, em 1874, alguns médicos recearam-na e até afirmaram que quem as usasse podia mesmo enlouquecer!
publicado por António Luís Catarino às 10:59
link | favorito
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

.Maio 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Alta ansiedade do profess...

. SOBRE A METODOLOGIA E PRÁ...

. Olha!, mais uma revista s...

. DESCOBERTO CEMITÉRIO ROMA...

. ATENÇÃO A ESTE FILME HIST...

. UMA PROPOSTA DE FIM-DE-SE...

. CALENDÁRIO ESCOLAR 2005/2...

. Crianças, telemóveis e o ...

. UM FILME A NÃO PERDER: «C...

. AS MISTERIOSAS GRAVURAS G...

.arquivos

. Maio 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

.favoritos

. E o homem com livros cont...

blogs SAPO

.subscrever feeds