Segunda-feira, 18 de Abril de 2005

A INVENÇÃO DA LÂMPADA, de Ana Patrícia Castro

cover1th.jpg

A luz eléctrica incandescente, invenção do norte-americano Thomas Edison, foi criada a partir do desejo de utilizar pequenas lâmpadas domesticamente para substituir o gás. A lâmpada originou-se de um filamento de carbono e terminou com algodões carbonizados. Foi então que Edison fez, finalmente, a luz por mais de 40 horas.

Apesar de não ser considerado o inventor, mas sim um executor, Edison revolucionou o modo de vida das gerações seguintes desenvolvendo sistemas que tornaram a luz prática, segura e económica.

A ideia de energia eléctrica não era nova na época. Muitas pessoas já trabalhavam na área e desenvolviam formas de energia eléctrica. Mesmo assim, até o dia 21 de Outubro de 1879, nada até então desenvolvido poderia ser utilizado domesticamente.
Com a invenção da lâmpada, a luz dos lampiões a gás passou aos poucos a ser substituída por pequenas redes eléctricas de iluminação, limitadas, inicialmente, aos centros urbanos. Inaugurou-se, então, uma nova época: a da utilização da electricidade como energia economicamente viável, pois antes as necessidades da luz eram restritas, embora houvesse aplicação nas comunicações e na metalurgia.

A primeira demonstração pública da invenção do sistema de Edison foi em Dezembro do mesmo ano, quando o laboratório Menlo Park ganhou um sistema completo e complexo de energia. Não satisfeito, Edison passou os próximos anos a desenvolver sistemas para o sector.

A experiência
O desafio de Edison era encontrar um filamento de ficasse incandescente durante a passagem da corrente eléctrica. Para isso, cobriu os elementos com um bulbo de vidro, que isolaria mais facilmente o oxigénio, fazendo a combustão mais rápida.

Após inúmeras tentativas, o inventor finalmente chegou aos algodões carbonizados, que em certo nível de aquecimento, são capazes de produzir luz. A luz ficou acesa por mais de 40 horas seguidas.

A vida
Nasceu em 11 de fevereiro de 1847, em Milan, Ohio, nos Estados Unidos, filho de Samuel e Nancy Edison. Quando tinha sete anos, ele e a sua família mudaram para Port Huron, Michigan.A sua educação foi rígida e formal, como determinava a época.

Há informações de que não era bom aluno e sofria de oligofrenia(deficiência do desenvolvimento mental), mas sempre apresentou muita curiosidade. Uma professora mandou-o, após três meses de tentativa, de volta para casa.

Ficou mais conhecido como o inventor da lâmpada eléctrica incandescente em 1878, mas criou muitas outras coisas.
publicado por António Luís Catarino às 18:27
link | favorito
De Anónimo a 4 de Maio de 2005
SEM COMENTÁRIOS...
patrícia
</a>
(mailto:tixinhacastro@hotmail.com)
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

.Maio 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Alta ansiedade do profess...

. SOBRE A METODOLOGIA E PRÁ...

. Olha!, mais uma revista s...

. DESCOBERTO CEMITÉRIO ROMA...

. ATENÇÃO A ESTE FILME HIST...

. UMA PROPOSTA DE FIM-DE-SE...

. CALENDÁRIO ESCOLAR 2005/2...

. Crianças, telemóveis e o ...

. UM FILME A NÃO PERDER: «C...

. AS MISTERIOSAS GRAVURAS G...

.arquivos

. Maio 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

.favoritos

. E o homem com livros cont...

blogs SAPO

.subscrever feeds