Quarta-feira, 27 de Abril de 2005

O GOLFINHO, de Maria João Gonçalves

dolphi15_mini.jpg
Os Golfinhos são mamíferos e não peixes. São animais de sangue quente como o homem, respiram por pulmões e dão à luz crias que amamentam por meio de glândulas mamárias. Pensa-se que o acasalamento é sazonal e é realizado de barriga para barriga como as baleias e muitas fêmeas não reproduzem todos os anos. Por vezes, existe uma fêmea a ajudar no processo. O pai do golfinho bébé não participa na vida activa e tratamento do seu filho, porém em algumas espécies, há fêmeas cuja função é a de ama-seca. Sendo os golfinhos animais que vivem só no meio aquático, tem um processo reprodutor bastante original. Embora o ritual de corte dure várias horas, a cópula é um processo rápido. A gestação na maioria das espécies dura 10 a 12 meses, nascendo apenas uma cria. O período de amamentação tem uma duração média de 7 meses
O seu habitat natural é por excelência os oceanos. Os oceanos são, geologicamente, o espaço menos explorado e consequentemente menos conhecido do globo terrestre. São caracterizados por serem a reserva de vida mais importante do globo, que oferecem condições excessivas de vida, como por exemplo as grandes profundidades, altas pressões e falta absoluta de luz.
Existem 37 espécies conhecidas de golfinhos entre os de água salgada e doce. O seu tempo de vida dura em torno de 40 anos.
A designação "Golfinho" é geralmente aplicada às espécies com um focinho alongado e em forma de bico, com um corpo elegante.
(...)
Mas são os golfinhos super-inteligentes?
Apesar dos cérebros dos golfinhos variarem de tamanho de espécie para espécie, são relativamente grandes. Contudo o tamanho do cérebro em nada esmorecera a natureza da inteligência. Alguns cientistas sugerem que o fato do cérebro ser tão grande é necessário para o "sonar" e o processamento do som destes mamíferos. Outros afirmam que o nível de inteligência dos golfinhos encontra-se entre o de um cão e o de um chimpanzé. E a resposta certa é... não sabemos.
Assim como a inteligência humana se adapta as nossas necessidades, a inteligência dos golfinhos adapta-se às suas necessidades.
Conhecem-se também casos de golfinhos que tem salvo vítimas de afogamento. Contudo existem vários documentos de casos de golfinhos que puxam as pessoas para fora da zona de segurança e que os mantêm debaixo de água.
Apesar de casos raros de ataque de golfinhos aos seres humanos eles são animais fortes e independentes e devem ser sempre respeitados.
publicado por António Luís Catarino às 15:31
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 7 de Maio de 2005 às 12:15
Olá joão!!!O teu artigo está bsatante interessante, muito bem!Continua a fazer um bom trabalho e MUITOS PARABÉNS!!! nota do teu artigo:muito óptimo!!! Adeusinho!!! PS: stor, já comecei a ler o livro, é muito, muito fixe!!!É muito óptimo!!!Bia
</a>
(mailto:biafrutuoso@hotmail.com)
De Anónimo a 4 de Maio de 2005 às 20:21
Eu também gosto de golfinhos e por isso adorei este artigo.BOA MARIA JOÃO!patrícia
</a>
(mailto:tixinhacastro@hotmail.com)
De Anónimo a 27 de Abril de 2005 às 15:35
Olá Maria João. Gostei muito do teu artigo. Está bem escrito (embora tivesse de o adaptar para o português de Portugal) e é muito útil. No entanto, considerei-o muito longo e num espaço como este, isso torna-se mesmo um problema. Espero que não te importes e cá fico à espera de mais trabalhos para publicação. :)Prof. Luís Catarino
</a>
(mailto:skamiaken@sapo.pt)

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

.Maio 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Alta ansiedade do profess...

. SOBRE A METODOLOGIA E PRÁ...

. Olha!, mais uma revista s...

. DESCOBERTO CEMITÉRIO ROMA...

. ATENÇÃO A ESTE FILME HIST...

. UMA PROPOSTA DE FIM-DE-SE...

. CALENDÁRIO ESCOLAR 2005/2...

. Crianças, telemóveis e o ...

. UM FILME A NÃO PERDER: «C...

. AS MISTERIOSAS GRAVURAS G...

.arquivos

. Maio 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

.favoritos

. E o homem com livros cont...

blogs SAPO

.subscrever feeds