Sexta-feira, 6 de Maio de 2005

PASSAPORTE PARA A VIDA: uma alimentação saudável, por Joana Nogueira

alimanimada.bmp
Alimentar a família tem sido tradicionalmente uma tarefa das mulheres, verdadeiras mestras na arte de escolher, adquirir, conservar, preparar, cozinhar e apresentar à mesa os alimentos.
Mas hoje a realidade e bem diferente para a maioria das famílias. As modificações da sociedade ocorridas nas últimas décadas levaram muitas mulheres a ocupar postos de trabalho fora dos seus lares, trouxeram aumento do poder de compra e maior facilidade na circulação de pessoas e bens. Abriu-se espaço para todo um mercado de restaurantes, pastelarias, alimentos pré-cozinhados, grandes superfícies, vendas de alimentos de todas as partes do mundo, que vemos florescer nos centros urbanos.
Estaremos nós preparados para escolher os alimentos nestes tempos modernos? Será humanamente possível resistir as pressões da publicidade, apostada em vender batatas fritas, hamburgers, pizzas, gelados, guloseimas, refrigerantes e tantos outros produtos tão afastados da maneira de comer tradicional portuguesa?
Para não sermos vítimas desta relativa abundância, teremos de usar a cabeça e, fazendo uso dos conhecimentos proporcionados pelo grande desenvolvimento científico da época em que vivemos, optar decididamente por uma alimentação saudável.

Alimentação saudável é toda a alimentação adequada ao normal funcionamento do nosso organismo.
Deve fornecer energia em quantidade suficiente para permitir que o corpo se mantenha aquecido, física e intelectualmente activo e com todas as funções necessárias à vida.
Deve fornecer todos os elementos essenciais ao crescimento, manutenção, renovação e reparação das várias células, tecidos, órgãos e sistema.
Deve ser promotora de uma normal actividade digestiva.
Deve saciar a fome e a sede, ser agradável ao olfacto e paladar, proporcionar bem-estar.
Não deve ser excessiva, nem conter elementos prejudiciais ou indutores de doença.

Princípios de uma alimentação saudável
Para que uma alimentação seja saudável, deve ser:
• Equilibrada – conter os vários constituintes dos alimentos, proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas, sais minerais e fibras, numa correcta proporção entre si.
• Variada – significa comer um pouco de tudo. Assim se garante que não haja deficiência de nutrientes essenciais e, por outro lado, se evitam os excessos. A variedade torna a alimentação mais agradável, menos monótona. Nenhum alimento é proibido, embora alguns só devam ser consumidos ocasionalmente.
• Quantidade – os alimentos variam de pessoa para pessoa, consoante o sexo, idade, peso, altura, actividade física, etc. Podemos adaptar a quantidade de alimentos às nossas necessidades, mas respeitando os limites aconselhados para cada grupo de forma a manter o equilíbrio alimentar. A estabilidade do peso corporal é sinal de equilíbrio entre a quantidade de alimento que comemos e as necessidades de energia do nosso organismo.
• Qualidade – um alimento de boa qualidade é um produto natural, em bom estado de conservação e maturação, não contaminado por microorganismos que possam ser prejudiciais para o homem (bactérias, vírus ou parasitas), liberto de substâncias químicas e hormonais, com bom aspecto, olfacto e paladar. Trata-se de um conjunto de características nem sempre fáceis de reunir nos dias de hoje!

Bibliografia
MOTA, T. e outros – Passaporte para a Vida. Edição Grupo de Estudos de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção, s/d.
publicado por António Luís Catarino às 16:26
link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Anónimo a 7 de Maio de 2005 às 11:33
Está muito bom este artigo..na minha opinião, acho que tu,joana, deverias ter falado em alimentos específicos e em pequenas "receitas" de como saboreá-los.Por exemplo:há pouco tempo li a seguinte frase numa revista para as jovens á cerca da alimentação"não gostas de verduras??experimenta comê-las salteadas em azeite ou manteiga e adiciona-lhes uns cubinhos de fiambre".é deste género de "receitas" que te falo.De resto,o teu artigo está óptimo, PARABÉNS! Bia
</a>
(mailto:biafrutuoso@hotmail.com)
De Anónimo a 6 de Maio de 2005 às 19:35
Patrícia: já coloquei o teu artigo no blogue certo. Já expliquei o que aconteceu. De que «c» é que falas? De Conselho? Na...não vi nada.:)Prof. Luís Catarino
</a>
(mailto:skamiaken@sapo.pt)
De Anónimo a 6 de Maio de 2005 às 18:53
Olá 7º.C, Olá Joana!
Tive o grato prazer de ver o quanto trabalham nessa turma...o blog foi uma excelente ideia e cheia de bons exemplos. Se me visitarem não sigam muito os meus exemplos e portem-se sempre muiiiito bem!Paulo
(http://poesialusa.blogs.sapo.pt)
(mailto:pcnunes@ana-aeroportos.pt)
De Anónimo a 6 de Maio de 2005 às 18:45
Eu sei...Eu sei...Enganei-me a escrever 'concelhos', o que eu queria dizer era conselhos.patricia
</a>
(mailto:tixinhacastro@hotmail.com)
De Anónimo a 6 de Maio de 2005 às 18:25
Parabéns pelo teu artigo!Gostei do teu artigo e acho que vou seguir os concelhos...Estou a precisar...(hi hi)Jokax po 7ºCpatricia
</a>
(mailto:tixinhacastro@hotmail.com)
De Anónimo a 6 de Maio de 2005 às 18:25
Parabéns pelo teu artigo!Gostei do teu artigo e acho que vou seguir os concelhos...Estou a precisar...(hi hi)Jokax po 7ºCpatricia
</a>
(mailto:tixinhacastro@hotmail.com)
De Anónimo a 6 de Maio de 2005 às 16:31
Joana, bem que gostaria de seguir os teus conselhos. Infelizmente sou daqueles que só gosto do que me faz mal, mas entrarei nos eixos muito em breve e o teu artigo faz claramente parte das campanhas certas que, devagarinho, produzirão os seus resultados. Vamos lá a ver se os teus colegas também seguem os conselhos deste teu trabalho e começam a comer um pouco melhor quando estão na escola. É que estamos num país em que a obesidade já constitui um problema! Excelente artigo.Prof. Luís Catarino
</a>
(mailto:skamiaken@sapo.pt)

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

.Maio 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Alta ansiedade do profess...

. SOBRE A METODOLOGIA E PRÁ...

. Olha!, mais uma revista s...

. DESCOBERTO CEMITÉRIO ROMA...

. ATENÇÃO A ESTE FILME HIST...

. UMA PROPOSTA DE FIM-DE-SE...

. CALENDÁRIO ESCOLAR 2005/2...

. Crianças, telemóveis e o ...

. UM FILME A NÃO PERDER: «C...

. AS MISTERIOSAS GRAVURAS G...

.arquivos

. Maio 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

.favoritos

. E o homem com livros cont...

blogs SAPO

.subscrever feeds